12.08.2010

Processos

Em 1314 houve o maior processo da história. Todos os cavaleiros templários foram queimados em fogueiras que deram asas à imaginação de muitos romancistas, visto que os arquivos do processo do Santo Ofício nunca foram oficialmente abertos.

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão fora criada após a primeira cruzada enquanto ordem monástica regular, com a diferença de ser militar: ao invés de rezar e cultivar, o asceta cortador de cabeças infiéis deveria dedicar sua vida à reza e à batalha. Foi provavelmente a companhia militar mais eficiente do ocidente. O objetivo original era o de proteger os peregrinos cristãos no caminho para Jerusalém, o que envolveu também o aliciamento da ordem em guerras sucessivas.

Passemos. É importante notar que esta ordem que nasceu com votos de pobreza acabou por se enriquecer muito ao longo de dois séculos, porque suas habilidades secretas e militares convenceram os príncipes e a própria Igreja, de que eles seriam os melhores guardadores das suas riquezas. De cavaleiros pobres, eles se tornaram uma pseudo-companhia bancária, com uma rede de castelos na zona mediterrânica. 

O rei de França Philippe Le Bel, que se deparou com um rombo fiscal nos cofres do Estado, decidiu que a melhor forma de superar a crise seria confiscar os bens destes templários, que hoje surgem em memórias duvidosas nas mentes maçônicas ou de direita, que gostam de roupas brancas com grandes cruzes vermelhas pintadas no peito. Mas como se "procedeu o processo"?

Após longas negociações com a Santa Sé, o soberano francês e o Papa acusaram a Ordem de praticarem sodomia. Estamos na Idade Média, portanto, todo mundo pra fogueira, que vai rolar churrasco! A prova que usaram na acusação estaria estampada no emblema da ordem: reparem, com efeito,  na representação de dois cavaleiros montando um mesmo cavalo. Vale saber que o significado que os criadores da Ordem quiseram difundir com este símbolo, não era exatamente a promiscuidade, mas sim a pobreza, daí apenas um cavalo para dois cavaleiros. 

Pensem agora no senhor que está na foto do post anterior. Ele está sendo acusado de uma espécie de violação sexual bastante curiosa: não teria se tratado de sexo sem consentimento, mas ele teria convencido a mulher (ou as duas) a fazerem sexo sem preservativo. Parece que uma dessas teve até ligações com a CIA. E viva a internet, mais uma vez. Vai ter churrasco?