1.02.2010

O plano do Pentagono para o Afeganistão




Eu acho que ninguém pode perceber ou entender o que se passa na cabeça dos que desenharam esse espaguetti, e trabalham dia e noite para continuar esta guerra vergonhosa e sem nome.

Minha certeza é que já perderam a guerra, e o que eles querem agora é tentar sair da lama, e o menos sujos possível. Vai ser difícil: alguns generais já prevêm uma retirada total da guerra apenas daqui uns trinta ou quarenta anos.

Mas queriam o que? Aquela região resistiu a Alexandre o Grande, aos Mongóis, aos Persas, aos Soviéticos e os EUA se julgam melhor do que todos esses? Parece que sim, porém começam a perceber que não basta ter bombas de longo alcance (cirurgico e de destruição maciça) para vencer uma guerra. Ou não aprenderam nada com a derrota no Vietnã?

Ainda mais, enquanto estes mesmos técnicos "brilhanets" do pentágono continuarem a subestimar o modernismo e as capacidades de adaptação dos Talibans, continuarão a perderem qualquer influencia numa região que só pode detestar uma marionete tão corrupta como o presidente Karzai.

Bem, enquanto espectador, vou preparar uma pipoca com pimenta do capeta...